Salto:Câmara de Salto aprova a doação da Abadia ao IFSP

Ação permite que prédio do Instituto seja repassado ao município para implantação do “Quarteirão da Saúde”

Aprovada pela Câmara da Estância Turística de Salto na terça-feira, dia 22 de outubro, a Lei nº 85 autoriza a Prefeitura fazer a doação da Abadia de São Norberto ao IFSP (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia).

De acordo com o prefeito, Juvenil Cirelli (PT), a transferência irá permitir que o Instituto amplie a oferta de vagas e cursos e atender à crescente demanda de mão de obra qualificada no município.

“Vivemos um momento de importante expansão econômica, com a chegada de novos empreendimentos que irão oferecer número expressivo de oportunidades de emprego. O preenchimento dessas vagas irá exigir qualificação adequada e é exatamente isso o que se pretendemos com a transferência do IFSP para um espaço mais amplo”, ressaltou Juvenil.

Segundo a Lei, ao Instituto caberá todas as despesas com as obras de reforma e adaptação necessárias à sua instalação.

Em contrapartida, a Lei viabiliza o prosseguimento do processo de doação do imóvel do IFSP, que fica na Rua Rio Branco na Vila Teixeira, para a Prefeitura, sem custos para o município. O prédio pertence à uma autarquia federal e será transferido ao município por meio de portaria.

Segundo o prefeito Juvenil Cirelli, a intenção é instalar o “Quarteirão da Saúde”, que pretende unificar em um só local, todos os serviços da Saúde, atualmente, distribuídos pela cidade em vários prédios, inclusive alugados.

A transferência da Abadia só será efetivada com a escritura pública, que será lavrada quando a doação do prédio do IFSP também já estiver definida.

Na Lei também existe a previsão de que, caso o imóvel seja destinado para outra finalidade, que não seja educacional, o prédio poderá ser retomado pela Prefeitura.

Já o município é responsável por intermediar a disponibilização de uma linha específica de transporte público para deslocação de professores, alunos, funcionários e população em geral.

A linha terá passagem obrigatória pelo Terminal Rodoviário e irá considerar o horário de início e término das aulas em todos os turnos disponíveis pelo IFSP. Além disso, será estabelecido, um ponto de ônibus com assentos, coberturas e iluminação apropriados próximo à portaria da Abadia.