Salto:GCM de Salto ministra palestra sobre Segurança para Idosos
O tema foi abordado para o Clube Saltense da Melhor Idade na tarde da segunda-feira (30/9)
Com apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura da Estância Turística de Salto, os idosos do Clube Saltense da Melhor Idade receberam a palestra “Segurança para Idosos” na tarde de segunda-feira, dia 30/9.
Ministrada pelo GCM (Guarda Civil Municipal) Classe Distinta, Cândido e pela GCMF (Guarda Civil Municipal Feminino) 2ª Classe Monique, o tema trouxe dicas de atitudes de prevenção a golpes frequentemente realizados por assaltantes.
De acordo com os palestrantes, toda pessoa que perceber movimentações estranhas dentro da agência bancária deve telefonar para o 199, 190 ou comunicar o vigilante do banco. “Todo mundo que utiliza um ambiente ou neste exerce alguma atividade é responsável pela segurança local”, enfatizaram.
Os GCMs alertaram para as famosas “saidinhas de banco”, que geralmente acontecem quando alguém dentro da agência passa a outra que está fora, por telefone celular, características da vítima que será abordada na saída.
“Quando for ao banco, chame um parente para ir junto. Não aceite ajuda de estranhos e chame sempre um funcionário para te ajudar. Se caso, o cartão ficar bloqueado na máquina, não saia de perto dela, espere chegar o atendente do banco para te auxiliar e não confira seu dinheiro na frente dos outros”, recomendaram.
Já no domicílio, os palestrantes ressaltaram que em hipótese alguma, se deve aceitar a entrada de pessoas estranhas oferecendo serviços que não foram solicitados pelo morador. Guardar em lugar seguro ou evitar grandes quantias de dinheiro em casa, trancar portas e janelas, anotar números de telefones de emergência em local visível e manter contato com os vizinhos em que confiam, foram também as recomendações dadas.
“Muitas pessoas deixam as luzes acessas quando saem de casa, pois acreditam que intimidam os ladrões a entrarem. Porém é preciso apagar as luzes ao sair, para que os vizinhos percebam movimentações estranhas dentro do seu lar, já que os assaltantes terão de acendê-las para cometer o delito”, explicaram.
Segundo os GCMs, a rua é o local em que se requer atenção redobrada, pois deixa qualquer pessoa mais vulnerável, principalmente os idosos. “Além de andar sempre acompanhado, evite portar joias ou objetos de valor. Nunca aceite ajuda de estranhos para carregar suas coisas. Não coloque a carteira do bolso de trás e sempre deixe a bolsa à sua vista. Fique sempre atento ao entrar e sair de estabelecimentos”, alertaram.
Falso sequestro também foi abordado pelos palestrantes. “Geralmente, é a própria pessoa que recebe a ligação, que dá dicas para o assaltante enganá-lo, dizendo o nome do parente com quem julga estar conversando. Com isso, eles conseguem o que querem”, contaram. “É importante manter a calma e ligar para o telefone do familiar e confirmar se está tudo bem com ele”, sugeriram.
“Suspeite de quem quer te dar as coisas de graça. É a ganância que faz com que a pessoa caia no golpe do Bilhete Premiado. Querer mais do que se tem. Não retorne as ligações de promoções vindas por celular, geralmente são golpes aplicados por presidiários para obter créditos de telefonia móvel”, finalizaram.
Além da palestra, o evento em comemoração ao Dia do Idoso trouxe também dicas de saúde com a doutora Schneyder Bonafé de Barros e apresentação da teatral do grupo Idade em Cena com trechos da peça “De repente 60”.