Salto:Hidrovia Rio Tietê-Paraná é tema do 8º Encontro Empresarial de Salto

Evento acontece no dia 19 de novembro das 8h30 às 12h na Estação Baroneza

 

A Prefeitura da Estância Turística de Salto realizará no dia 19 de novembro das 8h30 às 12h, o 8º Encontro Empresarial – Eixo Logística que abordará a Hidrovia Rio Tietê-Paraná. O evento acontecerá na Estação Baroneza, que fica na Estrada de Servidão Santa Terezinha, 14, Sítio Santa Terezinha.

Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o Encontro conta com parceria da Secretaria de Estado de Logística e Transportes e apoio da Estação Baroneza Espaço de Eventos, Carriço Vieira Corretora de Seguros e Will Garantias Contratuais Gerenciamento de Riscos.

A convite do prefeito Juvenil Cirelli (PT), que há meses esteve no Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, o diretor Casemiro Tércio Carvalho irá explanar sobre o tema.

De acordo com a secretária da Pasta, Eliana Moreira, as discussões sobre o assunto vêm em um momento muito importante, em que recentemente, foram assinados pelo ministro dos Transportes, César Borges e pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, cinco termos de compromissos para investimentos em obras na Hidrovia Rio Tietê-Paraná.

“Salto está entre os 15 municípios dos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul que serão beneficiados por esses investimentos”, enfatizou Eliana.

Estão previstos R$134 milhões em recursos federais e estaduais destinados a projetos de melhorias na hidrovia que tem por objetivo fazer interligação logística contribuindo para a diminuição do custo do frete e a agilidade do transporte hidroviário.

O Ministério dos Transportes prevê que as obras, quando concluídas, sejam responsáveis pela movimentação de 11,5 milhões de toneladas de cargas, o que representa aproximadamente o dobro da circulação atual, que é de 6 milhões de toneladas.

Além disso, estima-se que por consequência do aumento do uso da hidrovia haverá redução na emissão de poluentes e diminuição de acidentes em rodovias.

Nos documentos assinados estão inclusas as obras no Canal do Anhembi, ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão, execução das obras de dragagens para desassoreamento do canal de navegação, no trecho entre o quilômetro 72 e o 89 do reservatório de Barra Bonita, execução das obras do atracadouro de espera da eclusa de Bariri, proteção de pilar na ponte SP-595 e dragagem do Canal sob a ponte SP-425.

Segundo o prefeito Juvenil Cirelli um dos grandes objetivos desse encontro é trazer todas as informações necessárias sobre projeto para que o município obtenha conhecimento e também para que os empresários conheçam as oportunidades de negócios oferecido por meio dele.

Para a participação no Encontro é necessário confirmar presença pelo telefone (11) 4602-8532 ou pelo email desenvolvimento@salto.sp.gov.br com Juliana Gomes.