Salto:Parceria entre Prefeitura de Salto e IFSP oferece Curso de inglês Instrumental

São oferecidas 120 vagas. 60 destinadas aos servidores públicos e as outras para estabelecimentos que atendem turistas e empresários estrangeiros

Em coletiva de imprensa realizada na manhã da quarta-feira (28/8), a Prefeitura da Estância Turística de Salto anunciou a parceria firmada com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de São Paulo) para a realização de curso de Inglês Instrumental nível básico.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira, a ação faz parte do Plano Municipal de Turismo e além da recepção de turistas, surge da necessidade em atender os empresários estrangeiros. “Recentemente, recebemos um grupo de alemães de uma nova empresa que se instala na cidade e percebemos essa dificuldade no atendimento em meios de hospedagem e alimentação no município”, explicou.

Com carga de 42 horas e duração de 14 semanas e previsão de início para setembro, o curso disponibiliza 120 vagas. 60 são destinadas, gratuitamente, a servidores públicos que trabalham diretamente no atendimento aos turistas e empresários estrangeiros e as outras 60 são para hotéis e pousadas, estabelecimentos de alimentação e bebidas, empresas de turismo receptivo, artesanato local e taxistas. O Departamento de Turismo já fez o contato e preenchimento das inscrições para essas vagas.

Viabilizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Educação, a formação contemplará todos os monitores de turismo, assessores que atendem empresários estrangeiros, GCMs (Guarda Civil Municipal) e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (limpeza e manutenção de parques e praças) que atuam nos pontos turísticos de Salto. Servidores da Cultura do Museu, na Biblioteca e no CEC (Centro de Educação e Cultura) Anselmo Duarte, motoristas e recepcionistas da Educação, atendentes da Saúde, Administração e demais secretarias também receberão o curso.

Serão realizadas quatro turmas. No período matutino no IFSP as sextas-feiras das 7h às 9h30. No período vespertino também no IFSP, às terças-feiras, um grupo das 13h30 às 16h e outro das 15h30 às 18h e uma no período noturno nas salas do CEC (Centro de Educação e Cultura) Anselmo Duarte também as terças-feiras das 19h às 21h30. De acordo com o Prefeito, Juvenil Cirelli será enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias um decreto autorizando os servidores públicos a realizarem a capacitação durante o horário de serviço. Juvenil ressaltou também que a qualificação faz parte do Plano Diretor de Turismo.

Segundo a professora, Graziela Bachião Martins Colombári Pereira de Paula o diferencial do curso oferecido pelo IFSP é capacitar o aluno a trabalhar no país, ao contrário de muitos cursos que habilita o estudante que irá para o exterior. “O Brasil está no centro das atenções mundiais, devido a Copa do Mundo, Olimpíadas, Panamericano, entre outros. O inglês é uma necessidade do brasileiro para que possam atender bem os estrangeiros”, explicou. 

O material didático utilizado será o livro Enconteurs – Beginner de autoria de Susan Holden da Editora MacMillan, um investimento em torno de R$4 mil que será feito com recursos próprios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Econômico, Trabalho e Turismo de Salto. “Esse material foi escolhido por enfatizar a comunicação oral, a princípio, para entender bem e responder a altura do que diz o estrangeiro. A escrita e a leitura serão trabalhadas num outro momento”, contou Graziela. 

 “Em contato com as editoras, na procura pelo material adequado, verificamos que o livro escolhido valoriza a cultura brasileira, aspectos encontrados apenas aqui no Brasil, como saber como foi o dia da pessoa, falar sobre o tempo, se está gostando do país”, destacou a professora Rejane Cristina de Carvalho Brito “O material atende também a necessidade de Salto como Estância Turística, tornando uma cidade capacitada”, emendou. Rejane destacou também que o curso proporcionará também a formação do sujeito e melhoria na autoestima do indivíduo e dos munícipes.

Além disso, haverá também aulas práticas nos pontos turísticos de Salto em que os alunos apresentarão os atrativos em língua inglesa.

Parceria entre Prefeitura de Salto e IFSP oferece Curso de inglês Instrumental