Salto:Prefeitura informatiza processo de abertura de empresas

ICAD Online passa a funcionar a partir do dia 2 de dezembro. Cadastro centralizado deve trazer mais agilidade para os departamentos responsáveis pelo serviço

A partir da segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Prefeitura da Estância Turística de Salto passa a contar com sistema informatizado para abertura, alterações de situações cadastrais e encerramento de empresas no município.

Sob o domínio www.icadonline.com.br e implantado pela Eicon Controles Inteligentes de Negócios, o sistema foi apresentado na segunda-feira (25/11) aos servidores públicos e aos jornalistas e na terça-feira (26/11) aos contadores.

O ICAD Online é gratuito e irá integrar as ações realizadas pelas secretarias municipais de Finanças, de Desenvolvimento Urbano e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e a Junta Comercial de São Paulo.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Pedro Galindo, o sistema deve contribuir para diminuição da burocracia, trazer mais agilidade e permitir o acompanhamento por todos os departamentos envolvidos a fim de facilitar o processo e evitar desistências.

 “Em casos de empresas de baixo risco, estaremos preparados para realizar a abertura em até um dia”, contou Galindo.

Uma das questões apontadas pelo secretário foi a de que, após o incêndio acontecido em Santa Maria/RS, houve grande preocupação por parte da população e das prefeituras de todo o país em verificar a situação tanto dos prédios públicos quanto dos particulares.

Galindo enfatizou que o sistema tornará o processo mais transparente e o mapa cadastral da cidade inserido no sistema irá permitir a fiscalização dos locais com mais incidências.

 “O acesso é aberto à população, que poderá consultar se o estabelecimento que frequenta, está em dia com alvará e se têm permissão para realização de atividades diferentes das habituais, como por exemplo, shows”, explicou.

O secretário afirmou que a implantação do ICAD surgiu da necessidade de atualização e gerenciamento de informações cadastrais de empresas do município.

“Quando iniciamos os trabalhos em 2013, tínhamos 12 mil empresas, o que não correspondia à realidade. Temos, hoje, em média 3 mil em funcionamento”, contou. “Esse número impreciso gera custos desnecessários à Prefeitura na emissão e na postagem de guias de recolhimento de taxas”, emendou Galindo.

O processo atual de abertura de empresas realizado pela Prefeitura consiste em registro, inscrição fiscal, consulta prévia, licenças emitidas por vários órgãos e emissão de alvará provisório.

De acordo com Bruno Urbinatti de Oliveira da empresa Eicon, o diferencial do sistema é que a consulta prévia está no início do processo, evitando que depois de ter passado por várias etapas, o futuro empresário descubra que não possa instalar seu estabelecimento no local escolhido.

“A análise de viabilidade, logo no começo, evitará desperdício de tempo e de mão de obra”, explicou Urbinatti.

Por meio do cadastro informatizado, será possível solicitar e acompanhar a consulta prévia, a abertura, alteração cadastral, recadastramento, cancelamento de inscrição municipal sem que os interessados tenham a necessidade de comparecer à Prefeitura.

Outra facilidade trazida pelo sistema é o envio de todos os protocolos, avisos sobre o vencimento das licenças por email cadastrado pelo empresário.

A princípio, serão realizados apenas novos cadastros pelo ICAD. A intenção é de que nos próximos meses seja realizado um recadastramento geral, que apontará o número exato de empresas em Salto.

Estiveram presentes na apresentação o prefeito, Juvenil Cirelli, a vice-prefeita, Jussara Vilaça e dos secretários municipais de Educação, Milta Alves Ribeiro Maron, de Esportes, Lino Fachini, de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira.

Prefeitura de Salto informatiza processo de abertura de empresas