Santa Bárbara d’Oeste:Bolsa Família divulga calendário de pagamento em 2014

Os beneficiários barbarenses do Bolsa Família poderão sacar os recursos do programa, relativos a janeiro, entre os dias 20 e 31. De acordo com calendário definido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e a Caixa Econômica Federal para o ano de 2014, o benefício será pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Atualmente, o Programa Bolsa Família atende 2.986 famílias em Santa Bárbara d’Oeste, segundo dados oficiais de dezembro de 2013.

Segundo a coordenadora do setor na cidade, Ângela Galter, para saber em que dia sacar seu dinheiro, a família deve observar qual é o último algarismo do Número de Identificação Social impresso no cartão. “Aquelas com cartões terminados em 1 recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, com cartões terminados em 2, no segundo dia e assim por diante”, disse.

Para tirar dúvidas sobre o pagamento do benefício, as famílias podem ligar para a Central de Relacionamento do MDS, por meio do número 0800 707 2003. O cartão do Bolsa Família é intransferível e o Ministério recomenda que a senha seja de conhecimento apenas do responsável familiar. Segundo o MDS as famílias que participam do processo recebem mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação.

Ações

Para que as famílias beneficiadas não tenham seu pagamento bloqueado, a Secretaria de Promoção Social intensificou as ações para diminuir e minimizar o descumprimento das condicionalidades. “Temos realizado reuniões nos postos médicos para 900 famílias. Elas foram comunicadas por nós em decorrência de descumprimento das condicionalidades no segundo semestre. Alertamos também 300 famílias por ter seus filhos com faltas na escola, o que pode bloquear o recurso também”, frisou. “Estamos neste mês enviando um comunicado para todas as famílias explicando sobre compromissos que eles devem assumir e cumprir nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social para que possam continuar recebendo o benefício”, completou Ângela.

Bolsa familia