Santa Bárbara d’Oeste:Credenciamento para laqueadura e vasectomia é conquista na rede municipal
A população pode ter acesso em Santa Bárbara d’Oeste pelos métodos anticoncepcionais definitivos – laqueadura e vasectomia – gratuitamente na rede municipal de Saúde. Por meio de contratualização com o Hospital Santa Bárbara, a Secretaria de Saúde realiza o credenciamento, que faz parte do Programa de Planejamento Familiar, para pessoas com mais de 25 anos e pais de dois filhos.
Segundo informações do Centro de Referência em Saúde da Mulher, a maior procura são para casais a partir do terceiro filho. Nesses casos a idade maior que 40 anos do solicitante, casais cuja a idade média é acima dos 40 anos, com filho maior de 18 anos. Para realizar os serviços, o casal deve procurar o serviço e participar da primeira palestra. No caso de não possuir cônjuge, deve apresenta-se com uma testemunha de maior idade.
A laqueadura é o método em que as tubas uterinas são amarradas, cortadas ou queimadas para impedir o encontro dos espermatozoides com o óvulo. Já a vasectomia é uma intervenção mais simples, em que os canais deferentes (que conduzem os espermatozoides a partir do epidídimo, local onde eles ficam armazenados após serem produzidos nos testículos) no homem são cortados para interromper a passagem das células reprodutivas masculinas. Nos dois procedimentos, o paciente fica impossibilitado de ter filhos.
Antes da iniciativa as pacientes para realizarem a laqueadura eram encaminhadas para fora do município, muitas vezes com demora na realização do procedimento. “A ideia inicial era acabar com a fila de espera de cerca de 200 usuárias para laqueadura. Esta fila já foi minimizada com o início das cirurgias em nosso município. Para vasectomia não temos problemas, dividimos as vagas pelo Hospital Santa Bárbara e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Estado, priorizando o atendimento em nosso município, sendo que antes do credenciamento, as vasectomias eram encaminhadas para Cosmópolis”, frisou a coordenadora do setor, Giseli Araújo.
Para se inserir no planejamento familiar método definitivo, o munícipe deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. As 12 Unidades dão entrada no processo. “É necessário que a pessoa tenha 25 anos ou mais, dois filhos vivos sendo que o caçula tenha mais de um ano de vida, no caso de possuir cônjuge, deve ser casado ou ter união estável”, relatou Giseli. Deve levar o cartão SUS, xerox CPF e RG e comprovante de endereço. Todas as UBS estão aptas a dar entradas no processo dos serviços”, completou.
A rede municipal de Saúde realiza diversas atividades para os processos, como a ações educativas sobre todos os métodos e entrevista. Depois o processo é encaminhado para conferência da documentação no Centro de Referência e são realizados: palestra com o médico, sendo ginecologista para mulheres e urologista para os homens, atendimento médico para solicitação de exames pré-operatórios, encaminhamento a central de cirurgias, realização de cirurgia no Hospital Santa Bárabra ou AME e o pós operatório no Centro.
SESSÃO de CÂMARA AO VIVO
Recentes
- Tribunal de Contas isenta Eder Antonelli de responsabilidade por contas julgadas irregulares da Santa Casa de Misericórdia de Capivari.
- CONHECENDO DIREITO … Novas regras para a decretação da Prisão preventiva.
- A era da incerteza
- A roda da vida
- CAPIVARI:Radar instalado na Avenida Pio XII começará a funcionar no dia 10 de novembro
- CAPIVARI: Guarda Civil apreende homem acusado de roubo em residência
- DISE de Piracicaba prende traficantes em Capivari
- São Paulo: Calendário de pagamento do IPVA 2018 é definido pela Secretaria da Fazenda