Santa Bárbara d’Oeste:Prefeitura retira mais de 700 toneladas de lixo em áreas públicas
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste retirou mais de 700 toneladas de resíduos de terrenos públicos localizado no município descartados de maneira irregular. Ao todo, foram 180 viagens de caminhões executadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Foram encontrados diversos materiais inservíveis, como resíduos sólidos e orgânicos, sacolas plásticas, garrafas pet, madeiras, galhos entre outros. Os materiais foram destinados ao Aterro Sanitário Municipal.
Nesta semana, mais de 37 toneladas foram recolhidas, em seis viagens, no cruzamento da Rua Ernesto Naidelice com Rua Antonio Pedroso, no bairro Inoocop. Já nesta segunda-feira (19) houve a retirada de entulho na Avenida da Indústria, no Dona Regina. As ações ainda estão em andamento. Ainda neste mês, houve a retirada de 300 toneladas de entulho da Estrada de Cillo até a Estrada Antonio. Foram 44 viagens realizadas por dois caminhões e uma pá carregadeira.
Outras 22 toneladas de entulho foram retiradas no cruzamento da Rua Pastor Jesus Nascimento Santos com Avenida Vereador Flause Jorge Maluf, no San Marino. Em uma área próxima a Câmara Municipal, na rotatória da SP 135, sentido Cruzeiro do Sul houve a retirada de mais 115 toneladas de entulho.
O esforço da Prefeitura para limpar áreas públicas prosseguiu em agosto. Servidores retiraram 190 toneladas de uma área atrás dos prédios do Conjunto Habitacional Roberto Romano, nas proximidades do canavial, além de área na Rua Francisco F. Cílio, no mesmo bairro. Foram necessárias 24 viagens de caminhões.
Também foi limpa uma área pública no Parque Zabani, no cruzamento na Rua Jair Antonio Zapellin com Rua Alfredo Groppo, onde foram retiradas 29 toneladas de entulho. Além da retirada de entulho, a Prefeitura realizou no último final de semana os serviços de capinação, limpeza e lavagem do ponto de ônibus na Rua Francisco Braga com a Rua Indaiá, no Jardim Batagin.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, descartar entulhos em área pública é crime. “Quem flagrar o descarte de entulhos em áreas verdes, praças e canteiros de ruas pode denunciar direto para ao setor de FOP (Fiscalização, Obras e Posturas) pelos telefones: 3463-7878 – horário comercial ou então para a Guarda Civil Municipal pelos telefones: 153 ou 0800-772-8383 – horário não comercial e final de semana”, frisou.
Força-tarefa
Desde o início do ano, a Prefeitura estabeleceu uma força-tarefa para a execução de vários serviços nos ecopontos, envolvendo o trabalho de máquinas e servidores da Administração e de empresas contratadas. A remodelação de todas as unidades tem o objetivo de proporcionar um novo modelo de gestão para o descarte de resíduos em Santa Bárbara d’Oeste, algo inédito na história do município.
No começo deste mês, máquinas e servidores da Prefeitura executam a força-tarefa em vias do Conjunto Habitacional Roberto Romano. Foram realizados os serviços de tapa-buracos para recuperação da malha asfáltica, além de limpeza, pintura de guias na Avenida Sebastião de Paula Coelho e pintura de bancos na Praça da avenida. Realizada pela Administração Municipal no bairro, a ação tem o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida aos moradores da região.
Em abril, nove áreas públicas do Jardim Europa, Zona Leste da cidade, num trecho de 26 mil metros quadrados do bairro, receberam os serviços de capinação, limpeza e retirada de entulho. Foram cinco equipes equipadas com tratores, roçadeiras e caminhões. Receberam os serviços toda a extensão da Rua Suíça, no cruzamento da Rua Luxemburgo com Rua Espanha, no cruzamento da Geórgia com Letônia, no cruzamento da Rua Holanda com Rua Portugal, Praça Rossi Armênio e UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Simão Gandelman”, além da Administração Regional.
A Secretaria promoveu ações também em abril na Rua da Benignidade, no Jardim Vista Alegre onde foram retiradas 80 toneladas de resíduos descartados de maneira irregular. Para a limpeza do local, foram realizadas seis viagens de caminhões. Servidores trabalharam equipados por um caminhão truck e uma retroescavadeira. Foram encontrados diversos materiais inservíveis, como resíduos sólidos e orgânicos, pedaços de madeiras, entre outros.
Outra força-tarefa foi promovida em fevereiro no bairro Nova Conquista. O objetivo foi melhorar a condição do bairro e promover também a limpeza do Ecoponto local, além de retirada de detritos em várias localidades que possuem frequentemente o descarte irregular de resíduos sólidos. Também entre as atividades estabelecidas pela Administração Municipal constaram capinação e limpeza de galerias pluviais e bocas-de-lobo.
SESSÃO de CÂMARA AO VIVO
Recentes
- Tribunal de Contas isenta Eder Antonelli de responsabilidade por contas julgadas irregulares da Santa Casa de Misericórdia de Capivari.
- CONHECENDO DIREITO … Novas regras para a decretação da Prisão preventiva.
- A era da incerteza
- A roda da vida
- CAPIVARI:Radar instalado na Avenida Pio XII começará a funcionar no dia 10 de novembro
- CAPIVARI: Guarda Civil apreende homem acusado de roubo em residência
- DISE de Piracicaba prende traficantes em Capivari
- São Paulo: Calendário de pagamento do IPVA 2018 é definido pela Secretaria da Fazenda