Secretaria intensifica ações voltadas à qualificação profissional

Para quem pretende aumentar seus conhecimentos profissionais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capivari, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, oferece, através do Programa Via Rápida, os cursos de rotinas de escritório e técnicas de vendas. Os cursos possuem duração de 80 horas e serão realizados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Os interessados deverão atender a dois requisitos: estar desempregado e realizar a inscrição pelo site www.viarapida.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Inserção

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro de Apoio Multidisciplinar em Educação Especial de Capivari (Ceameec), dará início ao programa “Trabalhando com as Diferenças”. O programa abrangerá visitas às empresas de Capivari, palestras de orientação aos familiares dos deficientes, verificação das aptidões do candidato e demais ações voltadas a colocação e recolocação no mercado de trabalho.

Com esta iniciativa, o programa visa inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, assegurando-lhes o seu direito constitucionalmente garantido. Da mesma forma, viabiliza o encontro destas pessoas com as empresas que, por sua vez, têm que preencher as suas cotas, conforme previsto no artigo 93 da Lei Federal 8.213/91.

De acordo com os coordenadores do programa, o diretor de Emprego e Renda, Alessandro Chaguri, e a coordenadora do Ceameec, Juliana Pazianotto, a intenção é investir o quanto mais na qualificação e na inclusão das pessoas com deficiência, dando a todos a oportunidade de conviver com as diferenças e, sobretudo, aprender com elas. “Precisamos abrir espaço na sociedade para que as pessoas com deficiência possam mostrar seu potencial. Para isto, é preciso que haja uma mudança de visão em relação a elas que deve acontecer no interior de cada um, no sentido de ultrapassar preconceitos e bloqueios incutidos e camuflados na maioria de nós”, afirma Juliana.

Benefício

Segundo o Ceameec, muitas famílias têm medo de perder o benefício que o deficiente recebe, caso ele comece a trabalhar. Para esclarecer tais dúvidas, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio disponibilizará, no dia 18 deste mês, junto à Câmara Municipal de Capivari, três horários para atendimento às famílias de deficientes: 9h, 15h e 19h. Na ocasião, poderão ser tratados todos os aspectos legais que envolvem o trabalho da pessoa com necessidades especiais.

Cursos

Através da Comissão Municipal de Emprego,  a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já finalizou dois cursos: cuidador de idosos e maquiagem, com a presença de 36 trabalhadores. O curso de cuidador de idosos será retomado ainda neste mês. As inscrições estão abertas e serão feitas na própria unidade.

Atualmente, estão em andamento no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Avançado Capivari, os cursos de informática básica, planilhas de Excel e HTML, todos com carga de 32 horas. No Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), já estão sendo ministrados os cursos de traçador de caldeira, pedreiro de alvenaria, agente de inspeção de qualidade, auxiliar administrativo, manipulador de alimentos, auxiliar de contabilidade e libras. Todos com término previsto para julho. Lembrando que, para tais cursos, o Senai ainda oferece transporte, uniforme e vale-refeição ao participante.

“Esta política pública de qualificação é resultado de um processo contínuo de interação entre o Poder Municipal, empresas e instituições de ensino que objetiva, sobretudo, estabelecer a inclusão social, o desenvolvimento econômico, geração de trabalho e distribuição de renda”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio de Paula Baggio.

PAT

Desde o início do ano, o PAT Capivari atua no oferecimento de cursos que visam promover a qualificação dos profissionais da cidade e aumentar as chances de recolocação no mercado de trabalho. Busca também um permanente elo entre as empresas e o Poder Público, mantém parceria com instituições de reconhecida tradição, como Senai, Senac, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Instituto Federal.

Além de realizar a intermediação de mão de obra entre trabalhadores e empresários, o PAT atua também com emissão de Carteira de Trabalho, habilitação para o Seguro-Desemprego e várias outras atividades voltadas à Geração de Emprego e Renda, Banco do Povo Paulista, Time do Emprego e cursos de qualificação profissional, que são alguns dos programas oferecidos à população em conjunto com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

foto_materia_pat