Workshop Anglo 2015 reúne cerca de 700 professores de seis cidades em Capivari
Na oportunidade, os docentes puderam aprender e compartilhar novos métodos de ensino. Para o secretário da Educação, Nadir Assalin, sediar um evento desse porte é muito importante para o município e auxilia na construção coletiva do saber.
Capivari sedia nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, o Workshop Anglo 2015, na EICAP Profº Dirceu O. Stein, no Bairro Castelani, e também no Mama Mia II. O evento, realizado das 8h30 às 17h, conta com 657 professores na quinta-feira e 748 na sexta-feira de Capivari, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Tabatinga e Vargem Grande do Sul.
Para participar, os professores tiveram que fazer uma inscrição, sendo que para cada tema foi aberto um determinado número de vagas. Os docentes puderam também optar por mais de uma oficina ou palestra. Durante os dois dias foram oferecidos lanche e almoço aos participantes.
Segundo o secretário da Educação, Nadir Assalin, este é um grande evento que o município de Capivari sedia mais uma vez, sendo que o Workshop foi realizado na cidade há pouco tempo, em 2013. Para o município ser escolhido é avaliado a estrutura oferecida. “Este evento está reunindo aproximadamente 700 professores de nossa Rede Municipal de Ensino e de outras cinco cidades. Todos participando de dois workshops que são importantes tempos para aprendizagem docente e de construção coletiva do saber. É para nós motivo de grande alegria, pois como bem define o pensamento de Paulo Freire: ‘Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre’. Sendo assim, entendemos que este evento realizado aqui em Capivari, com a parceria do Sistema Anglo de Ensino com certeza se traduzirá num momento de intenso e profícuo aprendizado”, disse Nadir Assalin.
Troca de experiências
As professoras de Mombuca, Sandra Caproni de Oliveira e Silvia Elaine Ramos de Oliveira Bellanga, participaram da Oficina 3, ministrada por Sirlene Aarão, que teve como tema: “Avaliação – Sistematizando Ideias”. De acordo com elas, a palestra leva a refletir a prática pedagógica, implantação de novos métodos no dia a dia, além de ser uma ótima oportunidade de troca de experiências.
A professora, Ana Lucia Fernandes de Carvalho, que participou da Oficina 2, com o tema “Jogos na Alfabetização Inicial”, também enfatizou a troca de conhecimento. “Foram oferecidas ideias novas que podem ser colocadas em prática. A palestrante, Ariana Rocha, nos passou o modelo de alguns jogos para que possamos montar os nossos próprios”, explicou.
Já a professora, Andrea Nunes Falsirolli Macchioni, que participou da Oficina 1, ressaltou a dinâmica realizada pela palestrante, Ivete Raffa, que trabalhou com o tema “Desenvolvendo a criatividade com Obras de Artes e Histórias Infantis”. “Ela soube colocar muito bem a relação entre a arte e a literatura infantil, abordando de uma forma interessante para despertar o lado artístico, até mesmo nas crianças que acham que não tem muita habilidade”, finalizou.